A tecnologia bate à porta

A AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL, EMBORA PAREÇA FUTURISTA, JÁ ESTÁ PRESENTE EM MUITAS CASA E É UM CONCEITO QUE GANHA CADA VEZ MAIS ESPAÇO NO PAÍS. AUTOMATIZAR É SINÔNIMO DE SOFISTICAÇÃO, ECONOMIA E CONFORTO.

  

Sala de Jantar Automatizada projetada pela Arq. Letícia Prodócimo Andraues

Imagine controlar toda a casa com um simples toque: iluminação, temperatura, portas ou até mesmo o desembaçador do espelho assim que o chuveiro for acionado. Não precisa imaginar mais. A automação residencial deixou de ser um luxo inatingível e já é realidade em muitos lares brasileiros .Capaz de trazer mais qualidade e conforto ao seu estilo de vida, ela vêm se popularizando e, em alguns centros do pais está bastante avançada. Sem contar que esta relacionada a qualidade de vida.

Segundo informações da Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), a tecnologia nessa área cresce cerca de 30% ao ano, e é a falta de divulgação que impede que ela atinja mais pessoas.

Pedro Hermes, engenheiro da Cetrele Automation, acredita que a velocidade com que a tecnologia se propaga irá contribuir para popularizar o conceito no Brasil. Ele explica que a proposta da residência tecnológica é evitar perda de tempo com a realização de trabalhos rotineiros, como limpeza, manutenção de piscinas ou irrigação de jardins. “ as pessoas querem otimizar o tempo que passam em casa, e um lar dotado de recursos que trazem conforto e segurança é desejo de todos”.

Segundo o diretor executivo da Aureside,Thales Cavalcanti,  a personalização de residências, além dos benefícios óbvios como conforto, segurança e economia, pode ser considerada um investimento. “Ao optar por automatizar ambientes, você prepara sua residência para o futuro e eleva o preço do imóvel no mercado”. Há um outro ponto a favor: ela pode ser considerada uma ferramenta de inclusão social, já que, devido ao avanço tecnológico, integra sistemas e adapta totalmente uma residência para portadores de deficiência.

PLANEJAR ANTES

Para Pedro Hermes, o importante é avaliar os desejos e hábitos dos moradores da casa e os recursos disponíveis no mercado, para então decidir o que interar. “ A imaginação e o limite”, completa. E isso é verdade. Pode parecer coisa de cinema, mas, com apenas um toque co controle remoto, por exemplo, em um home theater, o projetor é ligado, a  tela elétrica desce e outros aparelhos são acionados e, ao sair, todas as  luzes e equipamentos são desligados em segundos.

Algumas residências já possuem até fechaduras com sensores digitais de identificação, aspiração central a vácuo, desligamento de tomadas por meio de controle remoto e acionamento de eletrodomésticos pelo celular. Toda essa tecnologia

, alem de proporcionar conforto, evita o desperdício de energia, pois os aparelhos só são ligados quando necessário.

A boa notícia é que dá para dispor toda essa facilidade no lar sem modificar a infra-estrutura do imóvel para a instalação. Antigamente, apenas as casas em construção podiam receber esse equipamento, já que dependiam de um projeto que interligasse a tubulação especifica a central para acionar o sistema. Isso ficou para trás com o surgimento de aparelhos que podem ser ligados a distancia pelo controle remoto, palmtop, PC, celular ou tablet.

A grande novidade no setor é o sistema sem fio (wireless), que tornam a instalação rápida e fácil. “ Utilizando essa tecnologia, podemos fazer o projeto de automação para uma casa sem a realização de reformas. Em alguns casos, são necessárias algumas adequações, mas poucas”, garante  Pedro Hermes.

O engenheiro da Cetrele esclarece ainda que, para uma residência nova, se o proprietário não optar pelo wireless, o projeto deve permitir acesso a sistemas sofisticados de telefonia, redes internas de computadores e equipamentos de home theater integrados, entre outros.

CLASSE PRIVILEGIADA

Para Thales Cavalcanti, a automação ainda está associada a um publico de classe alta, mas ressalta que os valores variam bastante e estão diretamente relacionados com a complexidade do projeto. Sanches reforça a opinião: “Os custos vão deR$ 1 mil, para sistemas de iluminação de uma sala, por exemplo, até R$ 250 mil,para uma residência com todos os sistemas automatizados – luz, portas, janelas, cortinas, portões, segurança, piscina, banheira, jardim, home theater etc”.

Outra opção é automatizar a casa em etapas, sem um grande desembolso inicial. Com redução de custos dos componentes utilizados, os profissionais da área acreditam que a procura pela automação deva aumentar. A aposta é que dentro de três anos ela já atinja a classe média.

Mais, sem duvida, o setor mais focado quando se fala de automação é o da segurança, porque ela aumenta a sensação de confiança, frente a escalada da violência das cidades. “Hoje, é possível ter sistemas de controle de entrada com identificação biométrica (por impressão digital), botões de pânico ligados a central de alarme e circuito fechado de TV com acesso às imagens de qualquer lugar do planeta, via internet”.

De olho nesse mercado, os engenheiros estão sempre desenvolvendo novas ferramentas de proteção. Prova disso é o sistema MYWAY, que simula a presença de pessoas na casa, com acendimento de luzes, enquanto a família esta fora. A especialização nesse campo avança tão rapidamente que, com um toque no controle, abre-se o portão para a entrada do veiculo, a iluminação da garagem é acionada, a fechadura da porta de entrada é destravada e o alarme é desabilitado. Outro toque e todas as saídas são trancadas, um sinal sonoro é emitido, a cerca elétrica passa a funcionar e os cachorros são soltos.

Fonte:

Cetrele Automation

7 Responses to “A tecnologia bate à porta”

  1. cpanel vps hosting 13/08/2013 at 6:51 pm #

    Thank you for sharing with us, I think this website really stands out : D.

  2. beautifulpng.com 02/09/2013 at 2:05 am #

    Everything is very open with a clear explanation of the challenges.

    It was truly informative. Your website is very useful. Thanks for sharing!

  3. kpss kitapları 24/09/2013 at 2:08 pm #

    Reading this write-up – the gift of your time

  4. Bárbara 16/11/2013 at 4:20 pm #

    Olá,

    Mudei para minha casa nova, tem um ano e pouquinho; Até agora está sem móveis, mas resolvemos começar agora a decorar. Adorei essa mesa de jantar preta, mas gostaria de saber o valor, onde posso encontrar e se é acessível; O material dela é o que? não entendi muito bem!

    Abraços
    Bárbara.

  5. cheap nfl nike jerseys 06/12/2013 at 11:57 pm #

    I like your blog. It looks every informative. I will share this with my mother.

  6. Dolly 27/12/2013 at 11:08 pm #

    An impressive share! I have just forwarded this onto a friend who has been
    doing a little homework on this. And he actually ordered me
    dinner simply because I stumbled upon it for him…

    lol. So let me reword this…. Thanks for the meal!!
    But yeah, thanks for spending the time to discuss this topic here on your internet site.

  7. leticia 27/10/2014 at 4:10 pm #

    oi Barbara!

    essa mesa e de pintura automotiva preta. comprei na A Especialista em Sao bernardo do campo na Rua jurubatuba.

Leave a Reply