Cozinha (como tornar esse ambiente agradável)

Projeto, execução e decoração Arq. Letícia Prodócimo Andraues.

As cozinhas hoje ganharam um papel de destaque dentro do estilo de vida, em projetos com ênfase na culinária as cozinhas gourmet são feitas para receber e interagir.

Para nós brasileiros diferentes de outras culturas a cozinha sempre foi um ponto de encontro, uma boa cozinha deve ser eficiente, poupar tempo, ser confortável e moderna.

Se você esta pensando em reformar a cozinha ou planeja construir uma cozinha nova para sua casa, é importante pensar em armários, disposição do fogão, pia e geladeira, pensar no fluxo de uso e facilidade de manutenção.

Decida qual tipo de cozinha vai se adequar ao seu estilo de vida, isso inclui cozinhar, quanto tempo você passa na cozinha e seus hábitos.

Calcule quanto espaço de armazenamento que você precisa, quanto você quer gastar em armários e quanto você dispõe. Uma boa quantidade de armários libera espaço de bancada e deixa a cozinha mais ampla.

Se você não quer gastar muito dinheiro, a opção são armários prontos. Esses são mais simples e oferecem menos opções de cores e estilo, mas são bastante econômicos. Se o orçamento não é uma restrição e você deseja dimensões exatas  aproveitando todos os espaços possíveis, então a cozinha planejada é a melhor opção com armários personalizados, eles possuem custo mais elevado mas você consegue suprir suas necessidades.A gama de combinações é muito grande, com uma boa orientação de um arquiteto para fazer o projeto identificando as necessidades e combinar as inúmeras opções (cor, design, acabamento e tamanho)  a uma cozinha condizente com suas necessidades.

Qual o material de construção para os armários?

– Eu costumo indicar as chapas de compensado naval, é mais caro em compensação o produto final é mais duradouro comparando com o MDF (Medium Density Fiberboard).

Os gabinetes fabricados com MDF oferecem um valor mais convidativo, mas  sofrem danos quando em contato com a água. Em meus projetos de cozinha para uma residência, alerto o cliente para as características dos materiais e indicação de uso, para áreas onde existe umidade ou que possa haver vazamentos o ideal é usar o compensado ou madeira maciça, se for para um quarto onde é tudo seco pode ser usado o MDF sem problema algum.  Na cozinha o ideal é que o gabinete ou armário da pia seja construído em compensado, é uma área com muita propensão a vazamentos.

Para imprimir estilo a cozinha use cores, acabamentos com brilho, vidro nas portas de armários, bancadas em granito, aço inox em detalhes ou como tampo de armários.

Não podemos deixar de falar na iluminação, tão importante nessa área.  A cozinha precisar ser bem iluminada, você pode instalar pendentes em cima da área de refeição para criar um clima mais acolhedor, uma iluminação direcionada em cima da bancada onde se prepara o alimento, para ter certeza que tudo esta em ordem e ter uma iluminação geral para deixar a cozinha bem clarinha.

Mantenha a cozinha e suas superfícies religiosamente limpa, uma cozinha arrumada, limpa e organizada não só parece maior, mas também parece muito melhor que uma cozinha grande, mas desordenada e desorganizada.

Foto: Cozinha projetada para uma casa no Condomínio Swiss Park em São Bernardo do Campo, região do grande ABC Paulista, pela Arquiteta Leticia Prodocimo Andraues.

One Response to “Cozinha (como tornar esse ambiente agradável)”

  1. Paulo Roberto Ferreira Lino 09/08/2013 at 8:18 am #

    Esse post está mesmo muito bom! Mal posso esperar para ler mais textos de seu site. Continuarei seguindo seu blog enquanto permanecer com o ótimo trabalho. Meus parabéns!

Leave a Reply