Como criar um jardim

como fazer um jardim

Um jardim pode ter várias finalidades, Para atrair pássaros, jardins voltados para a culinária, para aumentar o valor da propriedade, para relaxar, para dar aroma ao ambiente ou simplesmente para colorir uma casa deixando-a mais alegre.

O importante é fazer algo que agrade aos sentidos, que traga satisfação ao olhar e desfrutar dessa área.

Ponto de partida para criar um jardim.

Estabeleça um orçamento para o jardim.

Faça uma lista de desejos: quais as plantas que você ira utilizar no jardim, árvores, fonte, objetos de decoração e iluminação.

Separamos essa lista em itens essenciais, importantes e desejáveis.

Quando estiver planejando seu jardim tenha em mente os itens que classificou como essencial. Tente incorporar a maioria deles.

Leve em consideração quem ira freqüentá-lo e seus usuários secundários.

Desenhe o espaço que será seu jardim em um papel, se o desenho estiver na escala ficará mais fácil determinar o tamanho dos canteiros e quantificar as espécies a serem compradas.

Coloque as medidas,  localize no desenho onde estão os itens que você ira manter, como árvores e calçadas, localize a casa nesse desenho, assim como as portas e as janelas, e não se esqueça da localização do sol.

Existem plantas para ficarem expostas a  luz sol o dia todo, plantas de meia sombra ( parte do tempo ficam na sombra e outra parte no sol) outras que são só para a sombra (então marque no seu desenho os lugares que não recebem sol).

Determine o ponto de entrada nesse jardim, fica mais fácil para começar o projeto.

Defina qual o estilo de jardim ira adotar; Se é um jardim formal ou informal; Cheio de flores coloridas ou apenas plantas com diferentes tons de verde; Canteiros curvos ou retos.

Distribua no desenho os canteiros e caminhos.

Escolha um ponto atração visual, que pode ser um banco inserido entre os canteiros de flores ou de baixo de uma arvore, ou ainda treliças nos muros com vasos cheios de flores.

Chegou a hora de escolher e distribuir as plantas.

Plantas de maior porte devem ficar atrás das menores, assim como as mais volumosas, distribua as plantas de forma a obter um equilíbrio visual, formando uma linha de visão.

Emoldure seu jardim

Coloque moldura no ponto de atração visual nos canteiros de forma que o ponto de atração visual fique em evidencia.

Faça o contorno do jardim.

Pode ser quadrado, circular ou simplesmente contornando a forma que o grupo de plantas já formou, mantenha a simplicidade, evite o excesso de movimento.

A borda do canteiro é um elemento que chama muito a atenção, determina o percurso do olhar do observador, por isso deve possuir formas suaves, onde o observador se sinta confortável ao seguir a borda pelo jardim.

Termine o jardim com a plantação da grama.

Jardins novos precisam de muita água, o melhor horário para irrigar o jardim é no final da tarde quando o sol já não esta forte, as plantinhas irão agradecer.

Luz do sol

  • Horas diárias de sol direto: pleno sol (6h ou mais), meia sombra (4 a 6h), sombra (2 a 4h), sombra densa(0 a 2h)
  • Horas ensolaradas: 8 9 10 11 meio dia 1 2 3 4 5 6

Tags:

No comments yet.

Leave a Reply