Placa Fotovoltaica

O Sol: uma mega-usina de energia logo ali

Em apenas 1 hora o Sol despeja sobre a Terra uma quantidade de energia superior ao consumo global de um ano inteiro. Energia gratuita, renovável e não poluente.

Então porque não aproveitá-la?!

É o que a tecnologia fotovoltaica faz! Diferente dos aquecedores solares de água comuns hoje em dia, o efeito fotovoltaico transforma a energia luminosa proveniente do Sol em eletricidade para abastecer lâmpadas, TVs, bombas e dessalinizadores d’água, computadores, refrigeradores ou quaisquer outros equipamentos elétricos.

A crescente demanda global por energia e a importância do impacto das políticas energéticas sobre a sociedade e o meio ambiente criam a necessidade de optarmos por uma fonte de energia que possa abastecer a humanidade de forma inesgotável e que possa servir de base para um desenvolvimento sustentável.

A Energia Solar Fotovoltáica é cada dia mais cotada como substituição aos métodos convencionais de geração de eletricidade, pois nos dias atuais, em que os problemas ambientais se agravam e as matérias primas se esgotam, torna-se intolerável a exploração continuada dos combustíveis fósseis e nucleares para sustentar a “orgia energética¨ a que nossa sociedade está habituada.

Como funciona

O efeito fotovoltaico começou a ser pesquisado em 1954 por cientistas da área espacial que buscavam uma forma eficiente de fornecer energia aos equipamentos dos satélites colocados em órbita. Desde então a energia solar fotovoltaica tem se desenvolvido de forma espetacular e se faz cada vez mais presente em regiões aonde a rede elétrica convencional não chega ou não é confiável.

O princípio de funcionamento é simples na essência: Alguns materiais, principalmente o silício cristalino apropriadamente processado, quando expostos à luz geram eletricidade. Em uma placa Helio watt várias células solares feitas sobre lâminas delgadas de silício cristalino são interconectadas apropriadamente para se obter a voltagem e corrente desejada. Ao ser exposta à luz, a placa irá produzir eletricidade em corrente contínua que pode ser usada diretamente ou armazenada em baterias para uso posterior. A quantidade de energia elétrica produzida será proporcional ao tamanho da placa e à luminosidade existente.

Nem todos os sistemas irão conter estes mesmos elementos. Em alguns casos, como no bombeamento d’água, apenas placas ligadas diretamente à bomba são suficientes, assim o sistema só irá funcionar durante o dia, enquanto as placas estiverem gerando energia.

Dependendo da demanda, várias placas podem ser ligadas em paralelo. Sistemas grandes usando séries de baterias podem virtualmente suprir quaisquer necessidades energéticas.

Quais as vantagens desta tecnologia?

A Energia Solar apresenta inúmeras vantagens, principalmente em países como o Brasil, onde o Sol é soberano na maioria das regiões:

  • É uma energia limpa, pois não gera nenhum tipo de poluição.
  • Instalação muito simples, não necessitando assistência técnica.
  • Mínima manutenção, pois não há desgaste dos módulos ou placas solares.
  • Vida útil dos módulos é comprovadamente superior a 25 anos.
  • Não consome combustível.
  • Permite sua auto-suficiência energética.
  • Sem conta de luz, o Sol é grátis!

A Energia Solar é a solução para levar a eletricidade a locais onde a rede convencional não chegou ou é fornecida de maneira precária. É cada vez mais utilizada, principalmente no meio rural, para iluminação, TV, telecomunicações, bombeamento de água e eletrificação em geral.

Postos de saúde remotos também se beneficiam com a Energia Solar. Com a utilização de painéis solares é possível abastecer refrigeradores para a conservação de vacinas, prover iluminação e comunicação.

Nos EUA, como na Europa, o desenvolvimento subsidiado da Energia Solar está trazendo a um número crescente de pessoas a certeza de que há uma saída econômica e consciente para a questão energética através da auto-suficiência e independência proporcionadas por esta tecnologia.

Graças à explosão da demanda verificada nos últimos anos, existem nesses países diversas organizações, grupos de usuários e revistas especializadas em geração independente de energia.

Energia Solar é aplicável em quaisquer circunstâncias

Graças á sua modularidade, portabilidade e simplicidade de instalação, a Energia Solar pode ainda ser aplicada a diversas outras áreas de atividade:

  • Repetidoras remotas de rádio e TV.
  • Telefonia Celular convencional ou por satélite (Iridium ou Globalstar).
  • Camping, moto-homes e barcos de passeio.
  • Dessalinização de água.
  • Iluminação pública.
  • Sinalização marítima.
  • Abastecimento de campos avançados militares e científicos.
  • Até robôs em Marte.

Fonte: Internet

4 Responses to “Placa Fotovoltaica”

  1. America's Restaurant Recipes 03/08/2013 at 3:20 pm #

    You’ve gotten an incredible topic: Placa Fotovoltaica, placa solar | LPA ARQUITETURA right here! would you wish to make some invite posts on my blog?

  2. Simple Golf Swing 12/08/2013 at 2:00 pm #

    It’s exhausting to find knowledgeable people on this subject: Placa Fotovoltaica, placa solar | LPA ARQUITETURA , however you sound like you know what you’re talking about! Thanks.

  3. Paleo dessert 15/08/2013 at 4:00 am #

    Nice article: Placa Fotovoltaica, placa solar | LPA ARQUITETURA. This really answered my problem, thanks!

  4. Christel Sichel 19/10/2013 at 8:08 am #

    Thanks so much for providing individuals with such a spectacular chance to discover important secrets from this website. It’s always so excellent and also full of a great time for me personally and my office co-workers to visit your site no less than three times in 7 days to find out the newest issues you have. And indeed, I’m also actually fulfilled concerning the remarkable points served by you. Some 4 points in this post are indeed the finest we have had.

Leave a Reply