Casa Verde, Casa Ecológica, Casa Sustentável!

Uma residência consome energia desde sua concepção, gastamos energia para projetar, construir e habitar. Esse consumo de energia é o rasto de carbono “footprint”.

Na construção por exemplo usamos aço na estrutura, para a fabricação do aço foi gasto energia através do transporte, da matéria prima para a usina até chegar o aço na construção. Todo esse processo gerou CO2, o qual contribui para o aquecimento global.

O termo carbono zero usado na arquitetura, seria construir uma casa onde todos os processos de construção  não gerasse CO2, para alcançar essa meta do carbono zero, precisamos mudar alguns conceitos na construção.

Primeiramente usar materiais reciclados, aço, madeira, tijolos, tubulações, fios, portas, janelas, vidros entre tantos outros materiais que temos por ai.

Na habitação de uma casa também geramos CO2, através do uso de energia elétrica, consumo de água, lixo gerado…

Precisamos encontrar maneiras de reduzir esse consumo, diminuir o rasto de carbono, utilizando fontes de energia renováveis, reciclando o lixo e fazendo o uso consciente da energia e da água.

A casa sustentável interfere o mínimo possível no meio ambiente, produz a energia que precisa através de turbinas eólicas e placas fotovoltaicas para gerar energia elétrica, painéis solares para aquecimento da água, fazer o reuso da água, armazenar a água da chuva.

Para projetar uma casa sustentável temos que levar em consideração o ambiente ao redor, a insolação, vento dominante, posição geográfica, topografia do terreno, vegetação existente, todos esses fatores influenciam na eficiência energética de uma residência.

Se um ambiente não recebe uma boa iluminação natural você ira utilizar com muito mais freqüência a iluminação artificial, se não é bem ventilado ou se recebe sol diretamente, torna-se um ambiente quente que fará necessário a utilização de ventilador ou ar condicionado. Então todos esses fatores  consomem energia e geram gastos, se fizermos uso da ventilação cruzada, onde a remoção do calor é feita com um fluxo de ar controlado, abrir janelas baixas no lado onde bate mais vento e janelas mais altas no lado oposto cria um vácuo que conduz o ar quente para fora, essa é apenas uma das soluções que podem ser adotas para tornar esse ambiente mais confortável.

Então antes de construir pense no que você pode fazer para diminuir o seu rasto de carbono, diminuir as contas e fazer uso do que a natureza nos oferece, no inicio pode até pedir mais investimento, mas em longo prazo será recompensado tanto financeiramente como pelo bem que faz ao meio ambiente.

One Response to “Casa Verde, Casa Ecológica, Casa Sustentável!”

  1. Anabolic Cooking 05/08/2013 at 6:22 pm #

    An attention-grabbing dialogue is worth comment. I believe that you need to write extra on this topic: Casa Verde, Casa Ecológica, Casa Sustentável | LPA ARQUITETURA, it might not be a taboo topic however generally individuals are not enough to talk on such topics. To the next. Cheers!

Leave a Reply